Imersão EXpert em Neurociências da Aprendizagem
Sábado 26 de Junho de 2021

Aprenda Neurociências para Transformar Ensino em Aprendizagem

Ter clareza de como os alunos aprendem é uma das maiores habilidades dos Professores 5 estrelas.

1 Dia. 6 horas a mais do essencial que todo professor deve saber sobre Neurociências para Transformar Ensino em Aprendizagem.
1 Dia. 2 metas: Aumentar sua consciência pedagógica e sua fluência didática, para engajar alunos e promover ganho de aprendizagem.

A IMERSÃO ON-LINE QUE VAI IMPACTAR, DIRETAMENTE, A SUA PRÁTICA DIDÁTICA

Caro(a) leitor(a),

Eu sei que até aqui você já deve ter experimentado diferentes tipos de metodologias ativas, práticas didáticas, ferramentas e tecnologias educacionais.

Você, provavelmente, já deve ter percebido que mesmo usando todos esses recursos, e por mais que você se desdobre para ganhar a atenção e interesse de seus alunos, parece que a cada dia eles estão mais desinteressados…

E, obviamente, você sabe o que acontece quando os alunos não estão engajados, atentos e interessados…

Alguns até assistem todas as aulas e entregam as atividades. Outros, de vez em quando, até participam. Mas como professor(a) experiente, você tem a sensação que esses alunos não empenham a mesma dedicação e esforço para aprender, quanto você empenha em ensiná-los.

E, fatalmente, acontece o que já sabemos: os alunos assistem às aulas, dizem que entenderam tudo, que compreenderam bem suas explicações, não têm dúvidas, mas…

De fato, não aprenderam.

Sabemos disso, sentimos isso, vimos isso quando conversamos com alguns deles, e percebemos que não conseguem explicar coisas simples sobre o conteúdo que acabamos de trabalhar.

Você também percebe isso?

E o pior: na véspera das provas, estudam aquele monte de conteúdo, deixam na memória de curto prazo, e tudo o que querem é poder fazer a prova o mais rápido possível antes que esqueçam o que acabaram de estudar.

E ainda pior: essa estratégia de estudar de véspera de prova, armazenar na memória de trabalho, e fazer o download desse conteúdo na prova, dá certo!

Esses alunos conseguem notas seis, sete, oito, nove e eventualmente até uma nota dez.

Mas, seja sincero(a) e me responda:

Esses alunos aprenderam? Eles sabem oito, nove ou dez?

Infelizmente, a nota, que todos usamos, é um indicador ruim de aprendizagem. A nota mede a capacidade de reproduzir na prova o que explicamos em aula ou o que leram nos livros. Ainda, a nota obtida pelo estudo de véspera da prova é uma medida artificial, enganosa da aprendizagem desses alunos.

Um aviso importante…

Só siga lendo esse texto se os argumentos acima também fizerem sentido para você. Combinado?

Se você também tem essa sensação de que está fazendo de tudo para seus alunos aprenderem, mas sente que eles não estão aprendendo de verdade. Eu tenho um convite para você.

Se você está cansado(a) de ter que preparar materiais para estudo prévio, gravar vídeos e usar metodologias ativas complexas, na tentativa de fazer algo diferente, “mais moderno” para engajar seus alunos. Eu tenho um convite para você.

Se você não aguenta mais ter que assistir tutoriais de ferramentas e tecnologias educacionais para usar nas suas aulas, apenas porque alguém disse que tem que usar, mas percebe que os alunos até participam das aulas, mas você tem sérias dúvidas se essa pirotecnia impacta ou não na aprendizagem deles. Eu tenho um convite para você.

Eu convido você a participar da Imersão Expert em Neurociências da Aprendizagem

Para ser muito direto.

E acredito que chegou a hora de olharmos para o simples que funciona.

Em educação. O simples que funciona é transformar ensino em aprendizagem. Houve aprendizagem, ok. Não houve aprendizagem, desculpa, então houve ensino, mas não aprendizagem.

Temos que ter coragem de separar as coisas.

E para transformar ensino em aprendizagem eu considero que existem dois pilares fundamentais:

1 – Consciência Pedagógica
2 – Fluência Didática

E é exatamente para desenvolver sua consciência pedagógica e aumentar sua fluência didática que quero convidar você para a Imersão Expert em Neurociências da Aprendizagem.

Uma imersão on-line, ao vivo, que acontecerá dia 26 de junho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, transmitida pelo Google Meet ou Youtube.

Como é a experiência da Imersão

O ingrediente mais importante que você precisa para se tornar um verdadeiro mestre na arte de transformar ensino em aprendizagem é mais simples do que você imagina.

Sério. A maioria das pessoas me falam: meus alunos estão nem aí, não prestam atenção, não são interessados.

São exatamente esses professores que, rapidamente, percebem o quanto estão enganados.

Existe uma diferença entre ensinar e criar uma experiência de aprendizagem significativa e memorável.

A maioria dos professores são vítimas dos próprios sistemas de ensino, que os treinam para reproduzir, transmitir e apenas explicar o que está nos livros ou apostilas. Esses professores foram engessados, foram treinados para ensinar e não para criar experiências de aprendizagem.

Observe o nome: sistema de ensino. Se estivessem realmente preocupados com a aprendizagem, chamariam sistema de aprendizagem, não de ensino.

É relativamente fácil vender ensino. Basta sistematizar o conteúdo em um livro, apostila ou sistema e entregar para os alunos. Se foi explicado, foi ensinado, e o aluno não aprendeu, o problema deve ser dele?

Será?

É complicado… Mas fica tranquilo. É exatamente isso que eu vou ajudar você a resolver de uma vez por todas.

A imersão será divida entre dois objetivos fundamentais.

Primeiro: aumentar sua consciência pedagógica. Para isso, vamos aprofundar em como o cérebro funciona e como aprendemos. E qual o verdadeiro papel do professor.

Segundo: aumentar sua fluência didática. Para isso, vamos mostrar e exemplificar como estratégias simples, mas embasadas nas neurociências vão permitir não só ganhar a atenção e interesse dos alunos logo nos primeiros minutos das aulas, mas engajar a turma e promover aumento do ganho de aprendizagem de forma quase que natural, respeitando os princípios do funcionamento cerebral e a individualidade de cada aluno.

Não existe nada mais poderoso do que você saber exatamente o que fazer, o porquê, como, quando, onde fazer para transformar ensino em aprendizagem.

O que você vai aprender na Imersão Expert em Neurociências da Aprendizagem?

Qual o investimento para fazer parte da Imersão Online?

O valor do primeiro lote será de R$500,00 (pagamento único) ou 12 parcelas de R$50,00, e estará disponível somente para as primeiras 30 pessoas que agirem rapidamente.

O valor do segundo lote será de R$1000,00 (pagamento único) ou 12 parcelas de R$100,00.

Nós temos um número limitado de vagas para a nossa sala de transmissão online. E por isso, vamos deixar o primeiro e segundo lote liberados por pouco tempo.

O último lote, que é o valor real e oficial da Imersão, será de R$2.000.

Aproveite e garanta sua vaga. Provavelmente as vagas vão se esgotar muito rapidamente.

Para aqueles que irão deixar para depois. Vai ficar mais caro. Espero que você garanta a sua vaga o mais rápido possível.

Garanta a Sua Cadeira na Imersão Expert em Neurociências da Aprendizagem

VAGAS LIMITADAS

SOBRE O SEU MENTOR

Paulo Tomazinho, Doutor em Educação

Idealizador do movimento Didática Assimétrica, autor do livro Didática Assimétrica: Como transformar ensino em aprendizagem. Paulo Tomazinho estuda, pesquisa e faz divulgação científica sobre neurociências da aprendizagem e ciências da aprendizagem. Professor, Consultor e Palestrante ajuda professores a aumentar sua consciência pedagógica e fluência didática com estratégias didáticas assimétricas.
Fundador da Meta Aprendizagem e co-fundador da Moonshot Educação, é membro do Grupo Técnico de Inovação do SEMESP, e membro do comitê de EdTech da ABStartup.