Alunos da Unipar contam com ferramentas inovadoras do Google for Education

Os dispositivos móveis estão na mão de quase todos os jovens brasileiros. Se tornaram uma ferramenta de lazer, trabalho, interação e também de estudos. Hoje, um professor consegue ministrar toda sua aula, aplicar trabalhos, provas, enquetes, disponibilizar conteúdo – e o aluno pode acompanhar tudo isso – com alguns toques no seu smartphone. Essa já é a realidade da Universidade Paranaense (Unipar), que desde o ano passado está usando as ferramentas inovadoras do Google for Education. Com isso, intensificaram-se os treinamentos de docentes com foco no uso de tecnologias de aprendizado.  
A Unipar em todas as suas unidades conta atualmente com a contribuição (palestras e aulas expositivas) e suporte técnico do professor Paulo Tomazinho (Diretor do Comitê de EdTech da Associação Brasileira de Startups), um dos poucos com certificação internacional do Google (Google Certified Innovator). Com as ferramentas do Google for Education, o acadêmico cadastra seu e-mail institucional vinculado ao gmail e tem a possibilidade de utilizar as ferramentas educacionais vinculadas ao Google. 

Oficinas 
Com a contribuição do professor Paulo, ministrando oficinas das ferramentas e aplicativos referentes a este modelo de ensino, os docentes da Unipar puderam perceber a evolução das metodologias de ensino no cenário superior. 
No curso de Direito, especificamente, com metodologia clássica voltada às aulas expositivas, as ferramentas trouxeram ao acadêmico o interesse e a motivação na realização de estudos de casos, estudos dirigidos e leitura de artigos. 

Classroom
Uma das ferramentas mais importantes é o Classroom (sala de aula virtual), em que o professor, utilizando-se de aplicativo, trabalha com os alunos de forma virtual, motivando a realização de exercícios, desenvolvimento de atividades extraclasse, incentivando a consulta a materiais, estudos em tempo real, o que facilita o aprendizado de forma diferente do método clássico. De acordo com a professora Patrícia Fernandes Bega, precursora no curso de Direito, que utiliza com os acadêmicos nas disciplinas teóricas e práticas, “o uso das metodologias motiva o aluno à pesquisa e incentiva o acadêmico a desenvolver o raciocínio, facilitando o acesso aos materiais, exercícios e demais atividades”. 

Aplicativo
O aplicativo é autoexplicativo, professor e aluno possuem interação em tempo real, sendo possível esclarecer dúvidas e iniciar conversas. Tudo isso facilitado por ser um aplicativo que pode ser baixado no celular e acessado em qualquer lugar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *