EU QUERO AJUDAR MANTENEDORES, DIRETORES, COORDENADORES E PROFESSORES A MELHORAREM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SUAS ESCOLAS.

Venho pesquisando sobre Metodologias Ativas na Educação há bastante tempo e hoje elas são o que há de mais novo e interessante na educação, contudo vejo muitos professores que apresentam dificuldades em implementá-las em suas aulas. Quero ajudá-los a colocarem a teoria na prática.

Partindo da ideia que toda essa transformação que vivenciamos nos últimos tempos mudou consideravelmente comportamentos, maneiras de consumo, formas de gestão e trabalho, relacionamentos, entre outros, vemos que essas mudanças andam com passos lentos na educação. O que é assustador, pois um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento do país necessita de mais atenção e mobilização dos envolvidos.

VOCÊ QUER SER UM AGENTE DESSA TRANSFORMAÇÃO?

O primeiro ponto que precisa radicalmente de mudança é o aprendizado para passar de ano, para ir bem na prova, para ter nota média no boletim. É preciso ensinar para a vida.

COMO FAZER ISSO?

As metodologias ativas, cientificamente comprovadas, apresentam benefícios além do melhor aprendizado. Desenvolvem a confiança do estudante, dão maior autonomia, aumentam as chances de resolução de problemas, formam profissionais mais qualificados e valorizados. Assim, possibilitam a maior satisfação dos estudantes e consequentemente o aumento de atração para a instituição, captação e retenção de alunos, mais reconhecimento da instituição de ensino e força no mercado.

REPENSANDO A APRENDIZAGEM

As metodologias ativas favorecem o aprendizado, pois colocam o aluno no centro do processo, provocam a buscar resoluções, instigam a crítica e aumentam a capacidade de solução de problemas. Neste contexto, o professor atua como mediador da aprendizagem, ampliando o espaço para o conhecimento, debate, dúvida, questionamento, posicionamento e protagonismo do aluno.

  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ENSINO HÍBRIDO
  • ENSINO BASEADO EM EQUIPES
  • INSTRUÇÃO POR PARES
  • ENSINO BASEADO EM CONSENSO
  • ENSINO BASEADO EM PROJETOS
  • ENSINO BASEADO EM PROBLEMAS
  • MAPAS MENTAIS
  • MASTER MIND
  • ÁREAS DE ESTUDO / PAULO TOMAZINHO
  • METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Mais do que estudar, testar e aprender novas metodologias de ensino somos aficionados por conhecer as evidências científicas que comparam e suportam cada método.

Estamos convencidos que métodos ativos de ensino e estratégias assimétricas de ensino e aprendizagem são estatisticamente superiores aos métodos tradicionais, por isso as estudamos e promovemos.

NEUROCIÊNCIAS
Os avanços da neurociências e da neurociências da aprendizagem tem mostrado interessantes descobertas no processo de ensino e aprendizagem.

Hoje podemos escolher metodologias, estratégias de ensino e tecnologias educacionais que favorecem a aprendizagem. E esse é um campo de interesse tanto para professores quanto para alunos e todos envolvidos com a educação.

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Gigantes como Google, Microsoft e Apple e uma infinidade de Startups e EdTechs oferecem as mais diferentes soluções, ferramentas, aplicativos e equipamentos para educação.

Usar tecnologia com propósito pedagógico é o grande desafio de gestores e professores nos dias de hoje. Nossos treinamentos focam no propósito pedagógico do uso das tecnologias.

COMO AS PESSOAS APRENDEM?

William Glasser, psiquiatra americano, explica como as pessoas geralmente aprendem e qual a eficiência dos métodos nesse processo. Confira:

10% lendo;
20% escrevendo;
50% observando e escutando;
70% discutindo com outras pessoas;
80% praticando;
95% ensinando.