METODOLOGIAS ATIVAS

Metodologias ativas são o que há de mais novo e interessante na educação hoje,
contudo são muitos professores que apresentam dificuldades em
implementá-las em suas aulas. Aqui você vai saber como fazer.

METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA

Metodologias ativas são o que há de mais novo e interessante na educação hoje, contudo são muitos professores que apresentam dificuldades em implementá-las em suas aulas. Aqui você vai saber como fazer. 

Toda a transformação que vivenciamos nos últimos tempos mudou consideravelmente comportamentos, maneiras de consumo,, formas de gestão e trabalho, relacionamentos, entre outros, porém essa mudança anda com passos lentos na educação. O que é assustador, pois um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento do país necessita de mais atenção e mobilização dos envolvidos.

Você quer ser um agente dessa transformação? 

O primeiro ponto que precisa radicalmente de mudança é o aprendizado para passar de ano, para ir bem na prova, para ter nota média no boletim.

É preciso ensinar para a vida. 

Como fazer isso? 

As metodologias ativas, cientificamente comprovadas, apresentam benefícios além do melhor aprendizado. Desenvolvem a confiança do estudante, dão maior autonomia, aumentam as chances de resolução de problemas, formam profissionais mais qualificados e valorizados. Assim, possibilitam a maior satisfação dos estudantes e consequentemente o aumento de atração para a instituição, captação e retenção de alunos, mais reconhecimento da instituição de ensino e força no mercado. 

REPENSANDO A APRENDIZAGEM

As metodologias ativas favorecem o aprendizado, pois colocam o aluno no centro do processo, provocam a buscar resoluções, instigam a crítica e aumentam a capacidade de solução de problemas. Neste contexto, o professor atua como mediador da aprendizagem, ampliando o espaço para o conhecimento, debate, dúvida, questionamento, posicionamento e protagonismo do aluno. 

SALA DE AULA INVERTIDA

A sala de aula invertida, flipped classroom, pode ser considerada um apoio para trabalhar com as metodologias ativas, que tem como objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por extensões da sala de aula em outros ambientes, como em casa, no transporte.

ENSINO HÍBRIDO

O ensino híbrido (blended learning, em inglês) combina atividades com e sem o professor com o uso de tecnologia. Dessa forma, possibilita que o aluno estude sozinho, com o apoio da internet, e em sala de aula, seja em grupo ou com o professor.

O Blended Learning subverte essa lógica: ele transforma uma abordagem mão-única em uma via de mão dupla. Ele faz mais que quebrar a barreira entre online e offline. Em vez disso, integra os dois de forma quase imperceptível para criar espaços realmente interativos, centrados no aluno, e que incorporem o desenvolvimento de habilidades do futuro.

  • ENSINO BASEADO EM EQUIPES
  • INSTRUÇÃO POR PARES
  • ENSINO BASEADO EM CONSENSO
  • ENSINO BASEADO EM PROJETOS
  • ENSINO BASEADO EM PROBLEMAS
  • MAPAS MENTAIS
  • MASTER MIND
Membro do Conselho Consultivo
Embaixador no Brasil
Google Certified Innovator
Membro do Comitê de EdTech
Consultor Pedagógico

#MetodologiasAtivas    #MetaAprendizagem    #TecnologiaEducacional    #GoogleforEducation